sábado, 15 de janeiro de 2011

O futuro da Internet no Brasil

O futuro da Internet no Brasil - Parte 3

A tecnologia 3G é a terceira geração de padrões de telefonia móvel e uma de suas principais utilizações e a transmissão de internet via telefones celulares e modems 3G.
A maior vantagem da tecnologia 3g é que o sinal é pode ser captado por celulares  ou modems 3G moveis e com isso você acessar a internet de qualquer lugar que tenha cobertura.
Atualmente varias empresas disponibilizam o sinal 3G. Mas o que mais se vê na internet são reclamações como: Baixa velocidade de conexão, pouca cobertura e alto custo do serviço. Existem varias reclamações a Anatel e PROCOM,  afinal  as operadoras apenas “jogaram” o sistema em funcionamento sem maiores testes e sem uma cobertura de qualidade (Como é comum ser feito aqui no Brasil não é? ),a  casos em que o aparelho se encontra muito próximo da torre e mesmo assim a qualidade de sinal é ruim, E então vale a pena contratar um serviço de internet 3G aqui no Brasil? Na maioria das vezes não! Apresar de eu mesmo  a utilizar e estar satisfeito,  o serviço ainda tem falhas e um custo bem alto para os padrões Brasileiros,  então se você tiver outra opção aguarde mais um pouco para contratar um serviço.
A boa noticia e que levando em consideração a trajetória do 3G em outros países como o Japão, Corea do Sul,  Estados Unidos que já a utilizam deste 2003, provavelmente   a cobertura ira aumentar e com o grande numero de empresas que distribui o serviço, provavelmente o valor também ira diminuir.
Alem disso, já existem projetos para implementar uma nova tecnologia de transmissão de dados: a  4G.  A 4G terá velocidades de conexão de até 100Mbps por segundo e começara a ser testada já em 2010 no Japão (que está só uns 10 anos a frente do Brasil, tecnologicamente falando).
Resumindo, as tendências para o futuro da internet aqui no Brasil são animadoras, mas ainda vão demorar um pouco. O jeito mesmo é esperar (e aturar as atuais conexões de internet) para ver o que o futuro nos espera

40 anos de internet


Computador do futuro.
As primeiras mensagens entre micros foram trocadas no dia 2 de setembro de 1969, dentro da Arpanet. A internet completou 40 anos no dia 2 de setembro de 2009. Não exatamente a internet que estamos acostumados a usar hoje em dia, mas um embrião disso, que começou com uma simples troca de mensagens dentro da Arpanet, uma divisão do Exército dos Estados Unidos. Essa troca de mensagens levou à criação de uma rede descentralizada, que poderia ser usada para a troca de informações, no caso de um ataque nuclear.

Na ocasião, pesquisadores conectaram um mainframe, na UCLA, a outro no Instituto de Pesquisas Stanford (SRI), em uma linha de telefone. Para testar a conexão, alunos da UCLA deveriam enviar a palavra “LOG”, para que o computador do SRI respondesse “IN”. O pesquisador Charley Kline pretendia enviar o L e o O, mas antes de conseguir mandar o G o sistema caiu (algumas coisas não mudaram muito).

Apesar disso, a “verdadeira” data de aniversário da internet é difícil de ser cravada. Alguns historiadores afirmam que o pesquisador Leonard Kleinrock, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês) foi o primeiro a ter créditos suficientes para ser considerado o pai da internet. Kleinrock publicou um estudo sobre a tecnologia de pacotes que seria usada para transmitir mensagens na web.

Já nos anos 70, o desenvolvimento da internet atingiu um novo marco, quando foi criado o e-mail, que primeiro foi usado dentro da Arpanet e depois foi estendido ao meio acadêmico norte-americano.

Em 1983, começou a ser usado o Protocolo de Controle e Transmissão e Protocolo de Internet, hoje amplamente conhecido como TCP/IP. Apesar de não ter sido o momento mais ilustre da história da rede, com certeza foi um dos mais importantes, já que o TCP/IP é a espinha dorsal da comunicação dos computadores que fazem parte da internet.

Outro momento importante foi a criação da World Wide Web, há pouco mais de 20 anos, em 14 de março de 1989, por Tim Berners-Lee, pesquisador da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em inglês).

Berners-Lee sugeriu a criação de "um sistema informação unificado", baseado no protocolo TCP/IP, que facilitasse a comunicação e o compartilhamento de informação, equipamentos e aplicativos entre os funcionários da Cern. Como se sabe, a ideia não ficou restrita aos laboratórios e revolucionou o comércio, a comunicação entre as pessoas e o acesso à informação.

Fonte: IDG Now!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Aplicativo transforma Iphone em controle remoto universal

Ao que tudo indica, os tradicionais controles remoto terão seus dias contados. Com o avanço da tecnologia, a cada dia novos recursos e programas são testados afim de garantir comodidade e praticidade. A empresa Griffin está investindo em um novo conceito de tecnologia para smartphones durante  a CES 2011 em Las Vegas para apresentar o seu Beacon Universal Remote.
A idéia é transformar o sinal do Bluetooth do Iphone em sinal infravermelho através de um periférico. E para que o Iphone realmente funcione como um controle remoto universal, será necessário a instalação de um aplicativo que realizará as funções de um controle remoto qualquer.
A partir de  Maio de 2011 o invento estará disponível no mercado ao bagatela de aproximadamente 80,00 U$.