terça-feira, 19 de abril de 2011

Câmara aprova projeto que regulamenta lan houses

Estabelecimentos passam a se chamar centros de inclusão digital.
Centros serão obrigados a registrar nome e identidade do usuário
.




Estabelecimentos passam a se chamar centros de inclusão digital.
Centros serão obrigados a registrar nome e identidade do usuário.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19) a regulamentação do funcionamento das lan houses, que passam a se chamar centros de inclusão digital. O texto prevê que os estabelecimentos sejam obrigados a registrar nome e identidade dos usuários, mas não prevê punições.
O projeto ainda precisa ser votado no Senado antes de virar lei.
O texto incentiva a legalização das lan houses e determina que elas criem instrumentos para impedir o acesso de menores a conteúdos adultos.
Os estabelecimentos terão ainda prioridade no acesso às linhas de financiamento especiais da administração pública para aquisição de computadores, de acordo com a proposta.
De acordo com o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), relator do projeto na Câmara, quem ganha com a regulamentação das lan houses é o usuário. "As lan houses poderão se equipar melhor, firmar parcerias com o poder público e elas passarão a ter uma vida dentro da ordem jurídica. Sairão dessa situação à margem da sociedade", disse o deputado ao G1 após a aprovação do projeto.
Otávio leite afirmou que a estimativa é que 48% dos brasileiros acessem a internet por meio de lan houses. Na área rural, segundo ele, o índice chega a 58%.
"A regulamentação é importante porque define a lan house como um estabelecimento que oferece serviço de locação de computador para acesso à internet. Antes, as lan houses eram concebidas como casas de jogos, o que não é o caso. As lan houses deixam de ser o gueto do proibido e passam a ser centros de inclusão digital", afirmou o relator.
Banda Larga
De acordo com o deputado Otávio Leite, as lan houses passam a ter prioridade também no sistema de banda larga. "Isso é extremamente importante porque o serviço fica tecnologicamente atualizado. O usuário é quem vai dispor dessa tecnologia."
O Plano Nacional da Banda Larga (PNBL) foi lançado em maio de 2010 e tem o objetivo de universalizar a internet rápida no país.

Fonte G1

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ator global Vladimir Brichta grava filme “A Coleção Invisível” e agita cidade



A cidade de Itajuípe, a 18 km de Itabuna vem sendo movimentada desde que teve início os preparos para a gravação do filme “A Coleção Invisível” estrelado pelo ator global Vladimir Brichta.

No último sábado (09/04) o percurso que ia do Banco do Brasil ao Bradesco da Praça Régis Pacheco foi interditada para que o complexo set de filmagens fosse instalado. No mesmo dia, o ator Vladimir Brichta gravou  as primeiras cenas nas ruas da cidade.
Curiosos e fãs se aglomeraram ao redor do set para ver os atores já conhecidos na Tela da TV, como Vladimir Brichta, que arrancou suspiros da platéia feminina. Na rede social Orkut, estão rolando  várias  fotos das fãs com o galã Global, na cidade de Itajuípe.
Já no domingo (10/04) as gravações foram iniciadas na Fazenda Mundo Novo, zona ruaral de Itajuípe e voltou a acontecer nos dias 12 e 13 no centro da praça Régis Pacheco. Nesta segunda – feira (18/04), as gravações serão realizadas novamente nas ruas de Itajuípe.
 
Fonte: Radar noticias