sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MEC antecipa resultado e divulga lista de aprovados no Sisu



Sistema convoca estudantes que fizeram o ENEM, para 108 Mil vagas.
Previsão era que o resultado seria divulgado no Domingo.

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta sexta-feira (13) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista de aprovados na primeira chamada pode ser conferida no site oficial do sistema. 

A divulgação estava prevista para o domingo (15), mas o MEC optou por antecipar a publicação. Estudantes relataram nas redes sociais que já conseguiam ver o resultado na tarde desta sexta-feira, antes de o MEC anunciar a divulgação. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, como o resultado da seleção já estava pronto, a publicação do resultado com as listas de aprovados em cada curso foi antecipada.

A matrícula dos aprovados deve ser feita apenas nos dias 19 e 20 de janeiro. Ainda de acordo com o ministério, os estudantes aprovados devem entrar em contato com a instituição para saber se deverão fazer a matrícula pessoalmente ou enviar os documentos por correio.




Mais de 1,75 milhão de inscritos

O processo de inscrição terminou às 23h59 da quinta-feira (12). A primeira edição de 2012 do Sisu conta com 1.757.399 estudantes que realizaram 3.411.111 inscrições em 3.327 cursos. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso. No total, 108.552 vagas estão em disputa.

O número de inscrições cresceu 68,9% entre 2012 e a edição do primeiro semestre de 2011 do Sisu. Seis estados tiveram mais de 200 mil inscrições cada: Rio de Janeiro (381.721), Minas Gerais (367.259), São Paulo (292.742), Ceará (243.311), Rio Grande do Sul (233.324) e Bahia (214.597).

O maior crescimento foi registrado em Alagoas, onde o número de inscrições saltou de 14.276 para 111.840, o que representa um aumento de 683%. Alagoas também registrou o maior crescimento no número de vagas: a oferta subiu de 311 para 5.805 (um aumento de 1.766%).

Santa Catarina foi o único estado que registrou redução no número de inscrições: foram 17.004 neste ano contra 18.193 na edição de 2011.

Concentração de vagas

Segundo os números divulgados pelo MEC, 42,2% de todas as ofertas do sistema se concentram em apenas quatro estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Em comparação com a edição de 2011, o número de vagas subiu em todas as unidades da Federação, menos em quatro delas: Distrito Federal (que tinha 10 vagas no ano passado, e neste ano não teve instituições participando do Sisu), Sergipe (que reduziu em 53,2% as vagas), Santa Catarina (-52,3%) e Ceará (-17,6%). No Amapá, o número de vagas permaneceu igual: 160.

PROUNI Inscrições começam a partir de sábado dia 14.


O processo de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começara neste sábado (14) e vai até o dia 19. O Prouni é indicado aos estudantes que querem fazer uma faculdade particular, mas precisam de auxílio para as despesas. 

A oferta de bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior já foi divulgada no site do programa. O Ministério da Educação disponibiliza na página do Prouni o sistema de pesquisa por curso e por município das ofertas de bolsas de estudo de instituições privadas de ensino superior (universidades e centros universitários) participantes do programa. 

Quase 200 mil vagas 

 O Prouni oferece para o primeiro semestre de 2012 um total de 195.030 bolsas – 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade. 

Participam 1.321 instituições privadas de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades. A relação completa das instituições e a distribuição de bolsas por curso superior estará disponível para consulta no portal do Prouni nos próximos dias. 

No processo do Prouni, haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição. 

Calendário 

A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino, apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15. 

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma, podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. 

O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março. 

Critérios 

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral. 

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Criado em 2004, o Prouni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica.

Fonte: G1

MST ocupa 11 prefeituras na Bahia e cobra melhorias em escolas.

Chegou a 11 o número de prefeituras municipais ocupadas por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na Bahia nesta semana.


A série de ocupações, iniciada na terça-feira (10), é justificada pelo movimento como cobrança por melhorias na infraestrutura das escolas instaladas nos assentamentos agrários das cidades e como pressão contra o fechamento de unidades de ensino nas zonas rurais dos municípios.

Na ultima quinta (12), foram ocupadas as sedes das administrações de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e Mucuri, no extremo sul do Estado.

Nos últimos dois dias, os sem-terra já haviam tomado as prefeituras de Prado, Camamu, Igrapiúna, Itabela, Itajuípe, Queimadas, Curaçá, Rodelas e Santa Brígida.

A direção do MST no Estado informou que 3.500 manifestantes participam das ocupações, que foram feitas “de forma pacífica”, de acordo com o coordenador do movimento no sul do Estado, Evanildo Costa.

A intenção do MST é chegar a 30 ocupações até o próximo dia 20 - o período foi escolhido por anteceder o início do ano letivo nas escolas.

A maior ocupação, com cerca de mil pessoas, ocorre em Prado. As sedes das administrações de Itabela e Itajuípe foram desocupadas após os representantes do MST serem recebidos pelos respectivos prefeitos.

Fonte: R7


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MST Invade Prefeitura Municipal de Itajuipe


Quarta Feira 11 de Janeiro de 2012, cerca de 300 pessoas que fazem parte do grupo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram a Prefeitura Municipal de Itajuípe. Alguns com foices, facas, facões e ferramentas de trabalho.
Deixando os funcionários e as pessoas que ali estavam bastante assustados.
Ainda de acordo com os Líderes do Movimento a invasão ocorre por causa de uma reivindicação solicitada ao Prefeito Municipal há algum tempo atrás que ainda não foram atendidos como a melhoria das estradas e escolas do acampamento. O MST conta com um assentamento e mais dois acampamentos dentro dos limites de Itajuípe.
 Foto: Equipe Alan House